Camoes

 

Ensino de Língua Portuguesa

 

A rede de cursos gerida pela Coordenação de Ensino Português no Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos integra, nos três países, diferentes modalidades de ensino de língua e cultura portuguesas, que abarcam desde o ensino de Português como Língua de Herança ao ensino de Português como Língua Estrangeira, passando por ofertas de sensibilização à diversidade linguística e cultural e ensino de outras áreas curriculares em língua portuguesa.

Cursos de Língua e Cultura Portuguesa do Camões I.P.

Os nossos cursos seguem programas elaborados por especialistas com base no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (2001) Conselho da Europa; os nossos docentes são profissionalizados e fazem formação profissional regularmente; a certificação aplicada aos nossos alunos é elaborada pelo Camões IP em colaboração com o Ministério da Educação português.

Os cursos decorrem maioritariamente após o horário escolar e têm como objetivos valorizar a língua e a cultura de herança das crianças e jovens, expandir e consolidar as suas competências linguísticas orais e escritas em língua portuguesa, facilitar a comunicação no seio da família e dos amigos, dar a conhecer a dimensão da língua portuguesa no mundo e o património histórico-cultural do nosso país.

Além dos cursos em funcionamento nas escolas belgas, a Coordenação de Ensino Português no BeNeLux organiza várias atividades ao longo do ano, por exemplo, ateliês de escrita, encontros com escritores e iniciativas para comemorar datas especiais como o 25 de abril, o 5 de maio ou o 10 de junho.

Os Cursos de língua e cultura portuguesas realizam-se fora do horário escolar. Durante três horas por semana, os alunos seguem os programas de português do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e as orientações do QuaREPE – Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro (Grosso (Coord.), Soares, Sousa, & Pascoal, 2011a, 2011 b).
A avaliação dos alunos é validada através de exames de certificação das competências desenvolvidas em língua portuguesa.

Cursos PLE para adultos – organizados pelo CLP – Bruxelas (Centro de Língua Portuguesa) - procura responder às necessidades linguísticas por parte do público adulto.
Contacto – clp.bruxelas@camoes.mne.pt

ESCOLAS (para informações e inscrições, por favor, contacte-nos)

Consentimento Necessário

Este conteúdo incorporado de plataforma de terceiros foi desativado por não ter o seu consentimento.

Pode rever o seu consentimento para a categoria "Conteúdo de Terceiros" ou, em alternativa, carregar no endereço https://www.youtube-nocookie.com/embed/zztHtEXekv8?controls=0 para visualizar o vídeo diretamente na respetiva plataforma.


Site oficial: http://www.portugaledu.lu

Email: cepe.benelux@camoes.mne.pt

Telefone: +32 (0) 2 286 43 58

  • Partilhe