Caros Compatriotas e Amigos,

 

Comemoramos no dia 5 de outubro a Revolução que em 1910 derrubou o regime monárquico e implantou a República em Portugal. Este não é um simples feriado. Pelo contrário, a Revolução Republicana foi um momento de viragem na História de Portugal; foi um passo fundamental no sentido da Liberdade e da Democracia no nosso país. 

Não é por acaso que durante a ditadura de Salazar a polícia de choque ia bater nos cidadãos que comemoravam o 05 de outubro. Esses cidadãos estavam a defender valores e direitos que ainda hoje são os nossos, e estão consagrados na Constituição da República Portuguesa. Para se chegar ao 25 de Abril de 1974, teve que se passar pelo 5 de outubro de 1910.

Hoje prestamos homenagem aos revolucionários, militares e civis, que fizeram o 5 de outubro, concretizando a vontade dos Portugueses de viver num regime de liberdade e justiça, como ficou escrito na primeira Constituição republicana, de 1911.

05092021

A todos vós, às vossas Famílias na Bélgica e em Portugal, a todas as Associações e meios de comunicação social da nossa Comunidade, envio, em nome pessoal e da Embaixada de Portugal, as mais calorosas saudações e votos de um feliz Dia 05 de outubro!

 

Rui Tereno

Embaixador de Portugal

  • Partilhe