Escudo

 

Caros Compatriotas e Amigos,

Em 10 de Junho celebramos o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, uma data que nos une pela História, pela Língua, e pelos valores consagrados na Constituição da República Portuguesa.

Como sabem, neste semestre em que Portugal assume a Presidência do Conselho da União Europeia, era intenção de Sua Excelência o Presidente da República e do Governo comemorar o Dia 10 de junho em Bruxelas, junto com a Comunidade Portuguesa e luso-descendente que reside neste país.

A situação sanitária na Bélgica está a evoluir muito favoravelmente, o que é motivo de satisfação para todos, mas foi entendido que não estavam ainda criadas condições para realizar essa comemoração em Bruxelas.

A decisão foi difícil, mas é essencial respeitar as medidas decididas pelas autoridades belgas, e que se destinam a proteger a saúde de todos nós. Vamos ter esperança que muito em breve teremos a possibilidade de estar juntos a celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, e a participar em várias outras iniciativas.

Para já o importante é termos cuidado com a nossa saúde, com a dos nossos Familiares, e com a de todas as pessoas que nos rodeiam.

Antes de mais nada, todos temos que nos vacinar!

Essa recomendação é importante não só aqui na Bélgica, mas, acrescento, também para os nossos Compatriotas que estão a pensar em ir de férias a Portugal. Ir vacinado, e continuar a respeitar todas as precauções, é tão importante como ter cuidado com a condução na estrada.

Caros Compatriotas,

Se o Dia 10 de junho é uma data muito especial, a nossa Comunidade nos seus diversos domínios de atividade, as Associações Portuguesas, reunidas na Federação das Associação Portuguesas na Bélgica, e todos os agentes culturais, de comunicação, e económicos portugueses, são importantes todos os dias.

São importantes para a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, para a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, e para a Embaixada de Portugal.

Não nos vemos todos os dias, mas da nossa parte existe a preocupação constante em manter um diálogo convosco, ajudar-vos na resolução dos vossos problemas, e proporcionar o melhor atendimento consular.

Muitos progressos foram realizados nessa área, nomeadamente com a entrada em funcionamento do Centro de Atendimento Consular em outubro do ano passado e a simplificação de vários procedimentos.

Ainda assim, é importante recordá-lo, podemos sempre facilitar a vida a nós próprios, começando por não deixar caducar os nossos documentos e tratar dos assuntos com a devida antecedência.  

Caros compatriotas,

Neste Dia quero também sublinhar que a rede de Ensino de Português, supervisionada pelo Instituto Camões, e os seus Professores, desempenham com grande dedicação e competência a tarefa fundamental de fazer chegar a Língua Portuguesa às gerações mais novas. Nas diversas Regiões e níveis de ensino há situações diferentes, e surgem por vezes algumas questões, que se resolvem num espírito de diálogo entre os Encarregados de Educação, os Docentes e os Alunos.

Todos queremos o mesmo: garantir o melhor acesso à aprendizagem do Português, uma das línguas mais faladas no Mundo é que é a principal marca da nossa identidade nacional; tal como toda a educação recebida na escola, a aprendizagem do Português dará aos nossos filhos a perspetiva de um futuro melhor, tornando-os também Cidadãos com a sua própria voz e que contribuem para o bem comum.

A Comunidade Portuguesa, altamente respeitada na Bélgica, constitui um dos principais componentes das ligações entre os nossos países. Essas relações, que têm raízes seculares, estão constantemente a reforçar-se, no plano político, económico, social e cultural, e todos nós contribuímos para esse esforço, e beneficiamos dele.

Por isso, também, lanço um apelo: importa que os nossos Compatriotas se envolvam nas atividades das Associações Portuguesas e contribuam para as suas iniciativas. O associativismo não se impõe de cima para baixo, nem pode viver só da dedicação e do esforço de algumas pessoas. Ele deve ser construído pela Comunidade no seu conjunto.

Caros Compatriotas,

Convido-vos finalmente a ler a mensagem da Senhora Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Dra. Berta Nunes, publicada por ocasião das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, e a acompanhar as celebrações oficiais desta data.

Não estando lá em corpo, estamos presentes em espírito.

A todos vós, às vossas Famílias na Bélgica e em Portugal, a todas as Associações e meios de comunicação social da nossa Comunidade, envio, em nome pessoal e da Embaixada de Portugal, as mais calorosas saudações e votos de um feliz Dia 10 de Junho!

 

Rui Tereno

Embaixador de Portugal na Bélgica

  • Partilhe